Abrir empresa em Barueri
Quer saber como abrir empresa em Barueri?
Só por ter iniciado essa leitura já podemos identificar que perdeu o medo de empreender.
Processo para abrir empresa em Barueri não é tão complicado como pode parecer, então esqueça o que escutou por aí e a partir de agora sinta-se mais confortável sobre o assunto.
Vamos te explicar com detalhes como funcionar ter um CNPJ em seu nome e obter os demais registros de sua empresa e sair da informalidade.
Sobre Barueri
Barueri, é um município do Estado de São Paulo com uma população que foi estimada no ano de 2010 em mais de 240.000 habitantes, pelo IBGE sendo a 29º cidade mais populosa do Estado.
A cidade abriga um dos bairros mais famosos do Brasil, Alphaville. Hoje, o bairro é um dos maiores polos industriais e comerciais do Estado e gera a maior parte dos impostos da cidade.
A cidade é a 14ª mais rica do Brasil.
A qualidade de vida da cidade, juntamente com esses números sensacionais, tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em viver em Barueri, o que consequentemente acaba gerando grande procura por imóveis.
No bairro de Alphaville, conta com sedes e filiais de grandes empresas como Boa Vista SCPC, AES Brasil, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Cielo, HP Brasil, Redecard, Walmart Brasil entre outras.
Barueri possui a alíquota de ISS (Imposto sobre Serviços) mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura da cidade.
Agora vamos apresentar os passos necessários para o sucesso em empreender em Barueri.
Planejamento
Planejar é prever e organizar todos os departamentos de uma nova empresa.
Então, o novo empreendedor tem que pensar na estratégia em todos os setores da nova empresa, exemplos, documentação, fornecedores, mercadorias, mão de obra e outras etapas que só estarão presentes depois do planejamento estar pronto, temos que priorizar e respeitar as etapas.
Após concluir o planejamento agora a nova fase é colocar no papel e calcular qual o investimento que vai fazer.
Importante, também, escolher público alvo, estudar a concorrência e o mercado de seu segmento, sem esquecer de nenhum detalhe.
Tipo de empresa e regime tributário
A estratégia já foi traçada conforme o planejamento, então agora é preciso identificar qual o tipo de empresa é o melhor para seu negócio.
Há quem prefira abrir um MEI (Microempreendedor Individual), para quem tem faturamento baixo de até R$ 81.000,00 anual. Mas aos olhos empresariais isso não é almejar crescimento.
Caso faturar um pouco mais, compensa abrir uma microempresa (ME), podendo chegar a R$ 360.000,00 anual.
Ou abrir uma empresa de pequeno porte (EPP) para quem já projeta faturar consideravelmente, chegando até R$ 4,8 milhões.
Regimes Tributários
Ao abrir uma empresa em Barueri, é importante conhecer bem os regimes tributários existentes, que regulamenta a forma de tributação da pessoa jurídica. Vamos a elas:
Lucro Real – Nesse regime apura-se o lucro ou prejuízo através das receitas, custos e despesas para apurar os impostos, sobretudo é indicado para determinadas empresas e segmentos, normalmente é feita uma avaliação tributária até chegar na decisão de optar por esse regime.
Lucro Presumido – É um tipo de regime tributário baseado em uma estimativa fiscal do lucro, ou seja, uma margem de lucro fixada por lei, sem necessariamente ter que corresponder ao lucro real da empresa.
Simples Nacional – É um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, que certamente na maioria das vezes é o mais indicado e que permite a arrecadação de todos os impostos federais, estaduais e municipais em uma único guia, a DAS. A alíquota do imposto é diferenciada de acordo com o faturamento bruto, separado em faixas até o faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
MEI – É o microempreendedor individual que é indicado para quem fatura até no máximo R$ 6.750,00 por mês, ou R$ 81.000,00 por ano, ótima opção para quem está começando, apesar de ter algumas limitações e o MEI indica que não pretende crescer e também um ponto importante é o patrimônio pessoal não se diferenciar do patrimônio da MEI, ou seja, no caso de dívidas o dono da empresa será acionado diretamente e que responderá por isso.
Tipo de empresa
Já escolhido o regime tributário, agora ao abrir empresa em Barueri, vamos conhecer os tipos jurídicos, que consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas.
Essa etapa é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:
Empresário Individual – É composto por uma única pessoa, cujo o nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um fator determinante para a escolha desse tipo de empresa.
Ltda – A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que aporta um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.
EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, leva esse nome porque é composta por apenas 1 pessoa e com o mesmo tratamento jurídico de uma empresa Limitada, o que difere é o aporte do capital social de 100 salários mínimos atuais ou mais e há a proteção patrimonial do titular da empresa.
Sociedade Limitada Unipessoal – É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, nesse tipo de empresa o patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto essa é a melhor escolha para quem não quer um sócio.
O contador é o mais qualificado para definir qual o melhor tipo jurídico para abrir a sua empresa em Barueri.
Sendo assim, poderá colocar em pauta quais as vantagens e desvantagens de cada um tipo e passar para os próximos passos.
Consultar a viabilidade na Prefeitura para abertura de empresa em Barueri
A Junta Comercial de São Paulo, mantém um sistema ligado a prefeitura da cidade, portanto, automatizando o processo de verificação dos processos iniciais.
Portanto, ao abrir empresa em Barueri ou em outros termos populares, abrir firma, é importante, primeiramente, consultar a viabilidade do local de instalação da empresa.
A atividade da empresa tem que ser permitida pela prefeitura para funcionar no local escolhido, levando em conta a atividade que vai exercer no local.
E a viabilidade é o primeiro processo da constituição da nova empresa, portanto já deve estar definido as atividades e o endereço do seu negócio.
Quais documentos para abrir empresa em Barueri
Logo após a viabilidade ser aprovada, é hora de separar os documentos.
Não é mais necessário uma batelada de documentos, uma vez que o governo já sincronizou as informações das pessoas e empresas, veja a lista a seguir:
Para os sócios
- 1 cópia do RG ou carteira nacional de habilitação (CNH) válida de cada sócio
Para a empresa
- 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa
Processos para abrir empresa em Barueri
Vamos agora conhecer os principais processos para a abertura de uma empresa:
Junta Comercial do Estado de São Paulo
O primeiro processo para abrir empresa em Barueri é na Junta Comercial do Estado de São Paulo-JUCESP.
Após reunir a documentação e passar pela viabilidade da prefeitura, portanto deverá ter tudo preenchido e pronto para protocolar digitalmente através do certificado digital E-CPF dos sócios.
Assim que aprovado, você terá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) criado pela JUCESP, fixado no ato constitutivo da empresa.
CNPJ
Juntamente com o processo na JUCESP, será transmitidas as informações para obtenção do CNPJ.
O processo de abertura da empresa na JUCESP e na Receita Federal estão com prazos bem curtos atualmente para Barueri.
Normalmente em 3 dias úteis já terá o CNPJ emitido, após a aprovação da viabilidade da Prefeitura, desde que um escritório de contabilidade realize todos esses procedimentos, considerado especialista no assunto.
Inscrição Estadual
Esse processo já foi conhecido como o mais burocrático há anos atrás.
Atualmente é o mais rápido se tudo estiver correto com o endereço da empresa e atividade a ser exercida.
Determinadas atividades são obrigadas a obter a inscrição estadual, são elas comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.
Em alguns casos, como resultado parcial ao processo, o contribuinte é notificado a apresentar documentos para a emissão da inscrição estadual.
Demais registros e alvará de funcionamento
Para algumas atividades são necessários alguns licenciamentos, após abrir o seu CNPJ em Barueri, por exemplo, as indústrias necessitam de licença da Cetesb, Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e licença de funcionamento da prefeitura.
Para atividades que dependem de regulamentação profissional temos que registrar a empresa em Conselhos de Classe, exemplo para médicos, engenheiros, arquitetos, advogados e entre outros.
O registro em conselho de classe poderá ser feito pela contabilidade da empresa.
Além do conselho de classe, terá a necessidade de alvará de funcionamento e AVCB, dependendo da atividade e local de instalação da empresa.
Os bares e restaurantes necessitam do alvará da ANVISA, alvará de funcionamento da prefeitura e AVCB.
Especificamente alvará da prefeitura, AVCB e ANVISA são realizados por empresas especializadas, na qual a contabilidade poderá indicar.
Contudo, muitas vezes necessita de laudo técnico expedidos por engenheiros ou montagem de processos na qual só especialista faz de forma assertiva.
Algumas atividades, em que a empresa não tem estabelecimentos físicos, por exemplo, ou algumas outras atividades de baixo risco, muitas vezes empresas de prestação de serviços, essas a obtenção de licenças pode ser concedida de forma automática, direto do portal de licenciamento adotado pela Prefeitura, ou até mesmo dispensada conforme prevê a lei da Liberdade Econômica aprovada em 2019.
Inscrição Municipal
Todas as empresas independente da atividade a ser exercida, tem a obrigatoriedade de ter a inscrição municipal cadastrada na prefeitura de Barueri.
Serve como uma espécie de permissão para funcionar na cidade e recolherá uma taxa anual e o valor varia para cada atividade empresarial.
Essa inscrição municipal não é o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, vale mencionar isso para não haver confusão de documentação.
Certificado Digital
Certificado digital é um documento eletrônico, e identifica pessoas e empresas, atualmente é indispensável pois só assim o empresário conseguirá realizar determinados procedimentos eletrônicos.
Exemplificando, as empresas precisam de certificado digital para registrar empregados, assinar documentos digitais e servirá também para a transmissão de declarações pelo escritório de contabilidade.
Atualmente o certificado digital é obrigatório para envio de arquivos do esocial das empresas, consiste no novo sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
Prazos e custos para abrir empresa em Barueri
Existe diferença de preços cobrados por escritórios de contabilidade para cada tipo de empresa, ou seja, não é um valor único e geral para todas as empresas, vai depender que tipo de empresa é, se é uma sociedade, empresário individual, MEI, etc.
Dependendo da atividade da empresa, o prazo pode ser de até 10 dias úteis para obter todos os principais documentos, mas caso tenha algum licenciamento, alvará, corpo de bombeiros, então esse prazo pode se alterar, mas não é nada absurdo de tempo de espera para a liberação desses documentos, pois os sistemas informatizados do governo ajudaram muito a reduzir os prazos.
Abertura de uma empresa individual ou com sócios não altera os prazos e procedimentos processuais.
Uma vez que conheceu todos os passos principais para abrir empresa em Barueri, enfim podemos responder a alguns dos principais questionamentos, a seguir:
Consigo abrir empresa em Barueri, mesmo com tantos negócios já funcionando?
Barueri é uma cidade grande e com muitos empreendimentos e extremamente disposta a receber novos negócios, mesmo já existindo um considerável número de empresas ativas.
O público consumidor na cidade e região é relativamente grande, considerando o alto número dos índices existentes nas estatísticas da cidade que sempre está em crescimento.
Dificilmente um empreendedor abre uma empresa pensando apenas em vender para a própria cidade, ele almeja expandir seus negócios com todo estado ou em todo o país.
A tecnologia e o marketing digital proporcionou uma facilidade muito maior nos últimos anos nas vendas e serviços para todo o país e exterior.
Sem contar as oportunidades de novos negócios e startups que surgem dia após dia, significando assim um amplo espaço de segmentos na qual a cidade carece, pois não podemos esquecer a quantidade enorme de habitantes, que compram e tomam os serviços dessas empresas.
Preciso de um contador para a minha empresa?
Questionamento bastante comum, e a resposta certamente é SIM.
Mesmo com o uso da tecnologia, contabilidades online, digitalizações, podemos afirmar com toda a segurança que todas as empresas precisam de um contador ou uma empresa de contabilidade.
O contador além de cumprir com as obrigações fiscais, ele realiza também a assessoria tributária, trabalhista e contábil.
Terceirização da gestão financeira, por exemplo, já é uma realidade que muitas empresas estão necessitando e que o contador é altamente apto a realizar.
Sem contar que nada substitui o contador no momento da consultoria contábil, planejamento tributário, defesas em processos administrativos, elaboração de contrato social e, no entanto, é o mais indicado na abertura, alterações e encerramento de empresas.
Quais os custos mensais para manter a empresa em dia?
Além dos custos ao abrir o MEI, ME ou EPP e despesas do próprio negócio, como aluguel, funcionários, mercadorias, manutenções, contas de consumo, etc, contudo a empresa terá que recolher os devidos impostos e pagar os honorários mensais da contabilidade.
O mais novo empreendedor, pode optar em adquirir um empréstimo para abrir empresa, assim pode ter um capital de giro interessante para o crescimento acelerado. Mas, toda cautela é pouca nesse momento de decisão, pois fará uma dívida e ela tem que constar em seu orçamento mensal.
Com a tecnologia cada vez mais presente, então não podemos descartar as despesas provenientes de softwares e sistemas informatizados para a gestão do negócio, controle de estoque, frente de caixa, marketing digital, etc.
Todavia, custos e despesas é o maior desafio de seu novo negócio, pois boa parte da receita será diluída, e aí entra o contador para poder ajudar ou até mesmo realizar o trabalho de gestão e planejamento estratégico do financeiro, uma vez que encontra manobras legais para manter sempre existente um lucro que faça sentido para a continuidade da empresa.
Preciso emitir notas fiscais no momento da venda ou prestação de serviço?
Essa é a questão mais comentada, após abrir a empresa em Barueri, todas elas são obrigadas a emitir notas fiscais.
Independentemente se o cliente solicitou ou não, a falta de emissão configura sonegação fiscal, pois não haverá os devidos recolhimentos de impostos e afetará diretamente a contabilidade da empresa.
No entanto, sem emissão da nota fiscal os recebimentos serão creditadas na conta corrente e impossibilita a escrituração contábil pois não há documento fiscal que deu origem à operação (venda ou prestação de serviço).
Emitir nota fiscal hoje em dia é mais simples, pois para prestadores de serviços a emissão é feita pelo portal da prefeitura de Barueri.
Caso for um comércio ou indústria o processo envolve primeiramente ter a inscrição estadual (que é emitido na abertura da empresa).
Em segundo vem o credenciamento correto para nota eletrônica ou SAT.
E por ultimo a aquisição de software pago, com variados preços ou o sistema gratuito do governo, que é bem básico, mas pode te servir.
Isso tudo, portanto, o escritório de contabilidade vai providenciar e indicar os softwares apropriados para cada segmento.
Abrir empresa em Barueri com o nome sujo
Muitas pessoas tem essa dúvida, aqui vamos esclarecer com detalhes.
Se a pessoa física está com restrição em seu nome e pretende abrir uma empresa, isso é totalmente possível, sendo necessário tomar ciência de alguns fatos que podem impedir alguma transação comercial.
Por exemplo, abrir conta em banco em nome da empresa, isso poderá ser um problema, uma vez que as instituições financeiras requer que todos os sócios estejam em situação comercial em dia.
Alguns fornecedores também verificam a vida comercial dos sócios da empresa na qual irá fornecer mercadorias ou serviços, portanto, não concederão condições especiais de pagamento, por exemplo, parcelamento.
É claro que esses exemplos não é uma regra geral, poderá haver exceções, mas é muito comum que isso tudo aconteça com frequência.
Mas você pode estar se perguntando: mas como vou abrir minha empresa se estou com o nome sujo? A Receita Federal não vai barrar meu CNPJ?
A Receita Federal só irá impedir de emitir o CNPJ se a situação de seu CPF estiver irregular com relação ao imposto de renda.
Poderá ser um débito de imposto ou ausência de declaração de imposto de renda quando naquele ano específico você foi obrigado a declarar.
Preciso abrir conta em banco para a minha empresa em Barueri?
Sim, todas as empresas precisam abrir uma conta corrente bancária para a realização das transações financeiras comerciais.
Sendo assim, não haverá confusão patrimonial com os sócios, visto que muitos empresários se negam em abrir conta em banco a fim de economizar dinheiro com taxas e querem movimentar a conta particular, que é um grande erro.
Toda movimentação bancária da pessoa jurídica é “monitorada” pela Receita Federal e não fará nenhum cruzamento de dados que envolva os sócios da empresa.
Uma conta bancária em nome da empresa abre a oportunidade do empresário obter recursos financeiros para o crescimento de seu negócio com condições especiais.
Sem contar que conta em banco em nome da empresa, o empresário passa a credibilidade necessária nas operações de seus negócios.
Conclusão, se o empresário manter corretamente o uso da conta bancária da empresa, fatalmente haverá uma tranquilidade em relação a fiscalização e com a contabilidade.
Contabilidade para empresas em Barueri
Um escritório de contabilidade realiza todos os procedimentos legais de abertura, alterações e encerramento de empresas.
No entanto, para empresas localizadas na cidade de Barueri isso não é diferente.
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento fiscal:
- lançamento das notas fiscais de serviço prestado e tomados de terceiros
- lançamento de notas fiscais de venda e compra de mercadorias
- apuração de impostos federais, estaduais e municipais
- elaboração e transmissão de obrigações acessórias mensais e anuais
- elaboração e transmissão de declarações do SPED Fiscal
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento contábil:
- escrituração no livro diário e razão (escrituram todas as movimentações que envolvem valor)
- emissão de demonstrações contábeis (DRE, balancete, balanço patrimonial e outros)
- elaboração e transmissão do SPED Contábil
- gestão financeira e patrimonial
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e contábil
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento pessoal:
- elaboração da folha de pagamento de sócios, empregados e autônomos
- emissão de encargos sociais (FGTS, INSS, IRRF e outros)
- enquadramento sindical e acompanhamento das convenções coletivas
- admissão e desligamento de empregados
- elaboração e transmissão do esocial
- elaboração e transmissão de obrigações acessórias menais e anuais
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação trabalhista e previdenciária
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento de legalização:
- abertura de empresa
- alteração de empresa
- encerramento de empresa
- enquadramento e desenquadramento de ME e EPP
- licenciamento
- solicitação de viabilidade de localização
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação societária e comercial
Essa é uma lista breve dos departamentos, impossível descrever toda a rotina por completo, levando em conta que as novas obrigações são criadas a todo o momento.
A Frallonardo Contabilidade
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