Combater o medo de empreender
Primeiramente, a dúvida que surge ao iniciar qualquer coisa que seja uma novidade é: será que vai dar certo? É normal do ser humano pensar dessa forma, porém não deverá ser um fator de desgaste e cansaço mental no momento de colocar em prática um novo negócio empresarial, portanto precisa combater o medo de empreender.
Contudo, temos que parabenizar a atitude de quem quer empreender, pois depositará energia, esforço, horas de sua vida e aprendizado. O empreendedorismo é um sonho para um número cada vez maior de brasileiros.
Portanto, aqui abordaremos os principais mitos que devemos desconsiderar na hora de empreender.
Situação do novo empreendedor antes da abertura de seu negócio
Empresas abertas por pessoas sem emprego, com baixa experiência no ramo e que encontram como motivação uma necessidade, como exigência de um cliente/fornecedor costumam sobreviver menos, então, aí entra a atitude diferenciada na hora de pôr em prática as atividades do empreendedorismo de forma assertiva, existem diversas formas até mesmo gratuitas, uma delas é o networking, assim vai trocar informações, anotar itens que o ajudarão e num futuro próximo poderá contribuir também com a sua nova experiência para outras pessoas. Há também cursos em entidades que auxiliam o mais novo empresário, normalmente são treinamentos básicos mas que auxiliam em diversas formas e a principal delas é de como lidar com dinheiro, uma vez que poderá ter um fluxo significativo e que dependerá de uma gestão financeira rigorosa para não haver problemas futuros.
Planejamento
Empresas com menor tempo de planejamento e com menor proporção de negociação com fornecedores e bancos também obtêm resultados piores. Demais fatores relacionam-se à capacidade de gestão do negócio e à capacitação em gestão empresarial. Como falamos aqui anteriormente, é necessário uma capacitação e fazer uma boa gestão para performar melhor que os demais concorrentes.
Entendemos, no entanto, que ainda fazendo parte de planejamento, vem a organização do seu negócio empresarial que consiste em proporcionar o conhecimento aprofundado no ramos que deseja trabalhar, identificando as oportunidades do setor, definir com clareza um posicionamento e um modelo de negócio muito claro e que te faça sentido, porém, mesmo parecendo em alguns casos em que não faz sentido algum, pode-se pesquisar a respeito, pois hoje em dia há planos de negócios totalmente diferente do que costumamos ver, por vezes até os preços de produtos e serviços podem assustar, ser baixos demais, sinal de que o empreendedor está preparando estratégias de longa escala, com uso de tecnologia e daí se torna atrativo para o cliente e muito lucrativo para o empreendedor.
Comparações descabidas
O mais novo empreendedor, que momentos antes de pensar em abrir seu próprio negócio era empregado com carteira assinada, então vai comparar seu antigo salário, benefícios e horários com o novo negócio que abriu, esse vai se frustrar pois vai haver uma queda de ganhos mensais para o sócio da empresa ou até mesmo pode não conseguir retirar nenhum valor mensal por um bom tempo, porém quando alavancar o negócio, poderá ter a tão sonhada remuneração mensal maior que seu último salário e na expansão do negócio, quem sabe colocar um sócio e sendo ainda mais otimista, passível de abrir até uma filial.
Prioridades
Aqui há um grande impacto no desenvolvimento do novo negócio empresarial, pois o empreendedor precisa entender qual é o momento certo de iniciar o projeto, pois vai demandar de tempo de sua vida, adquirir conhecimentos, obter recursos financeiros de terceiros em alguns casos e o principal que é avaliar se o ramo escolhido está no seu perfil.
No entanto, onde entram aí as prioridades? Em praticamente tudo, pense, por exemplo, que um novo empreendedor recém casado e que descobriu há pouco tempo que estão à espera de um filho, ao mesmo tempo estão pagando parcelas mensais fruto desse recente casamento e enxoval do bebê, só aí já dá pra imaginar que terá menos tempo para tirar do papel e colocar em prática seu novo negócio, menos tempo para cursos e treinamentos.
Isso tudo é relativo? Sim, porém em índices de mortalidade de empresas, o maior culpado é empreendedor com perfil de “gastador”. Portanto, será que um pessoa recém casada não escolheu o momento errado em empreender? Aí caso o negócio venha a afundar, ele culpará tudo e a todos, menos a ele próprio.
Com tudo o que abordamos aqui, portanto, fica a questão: é hora de empreender? Sou capaz de entrar numa maratona de desafios de um negócio próprio? Pense nisso e bons negócios.
Por fim, se quer empreender sem medo, entender todos os benefícios, processos e muito mais? Entre em contato conosco pelo link abaixo que um dos nossos especialistas irá te ajudar a atender como tudo funciona, basta clicar no botão abaixo:
Deixe um comentário