Preciso de um contador na minha empresa?
Primeiramente, se você está se perguntando “preciso de um contador na minha empresa?”. Aqui temos a resposta e vamos demonstrar a importância desse profissional indispensável para o seu negócio.
O profissional da contabilidade além de controlar o fluxo de entrada e saída de recursos financeiros de sua empresa, verificar a receita, os impostos a serem recolhidos, elaborar a folha de pagamento de colaboradores, emissão de notas fiscais, apurar os lucros e demais demonstrativos gerenciais e fiscais obrigatórios, ele é de grande importância.
O contador, em muitos casos, elabora estratégias para o empresário não gastar mais do que deveria, exercendo assim um papel fundamental no crescimento empresarial de seus clientes.
Antes de decidir em qual contador confiar para tomar conta de seu empreendimento, certamente há alguns pontos que precisa saber antes de escolher esse profissional.
Afinal, um investimento para a empresa só é bem-sucedido caso haja total conhecimento sobre ele. Portanto, aqui levantamos as principais perguntas sobre a contratação de um contador. Confira:
Já que preciso de um contador, o que poderá fazer por minha empresa?
O contador é um profissional especializado e de confiança, uma vez que é obrigatório existir um contrato de serviços contábeis.
Sobretudo, o contador é encarregado do cálculo de todos os tributos e cumprimento das obrigações tributárias impostas pela lei
Também é o papel do contador cuidar da folha de pagamento dos colaboradores e sócios, cumprir com as obrigações previdenciárias e trabalhistas
O contador realiza a escrituração de livros fiscais e demonstrativos contábeis, além de tirar dúvidas, veja nessa matéria algumas dicas contábeis.
Hoje em dia é comum ver o contador também na função de consultor financeiro, uma vez que ele já desempenha o dever de planejamento tributário e unindo todas essas funções, proporciona a obtenção de métricas de resultados absurdamente eficazes no crescimento mais acelerado de qualquer negócio.
O contador também desempenha a função de “salva-vidas” tributário e fiscal, uma vez que a legislação dispõe de recursos favoráveis legais para obter abatimento ou redução de alíquota de tributos.
Além de todos os benefícios já esclarecidos nessa matéria, não podemos esquecer de quem é o dever no cumprimento de obrigações fiscais, que decerto evita aborrecimentos por parte do empreendedor, na qual estará confiante que o contador está exercendo as funções de acordo com a lei.
O contrato de serviços contábeis esclarece todas as obrigações e deveres do contador e do empresário, então essa transparência gera conforto a todos.
O Conselho Regional de Contabilidade-CRC, se preocupa com essa transparência, assim deixando empresário despreocupado e proporcionando ao contador a segurança em sua prestação de serviço.
Quais as perdas em não contratar um contador?
Uma empresa sem um contador, é fatalmente uma empresa que não almeja crescimento, uma vez que este profissional poderá desempenhar um papel fundamental na redução de impostos, estratégias, análises financeiras e muito mais.
Saiba que poderá ser irrecuperável, caso a empresa identifique que não estava se beneficiando de algum incentivo fiscal, ou seja, o contador já contratado logo de início da empresa, o cenário será outro.
Abertura de empresa corretamente
Para se abrir um negócio é necessário tomar algumas decisões importantes, como o enquadramento tributário, o tipo societário, o enquadramento como ME/EPP e outras decisões relativas a empresa.
E para abrir empresa na sua cidade e obter todos os registros e documentos, mais uma vez é indispensável a contratação de um contador, só ele tem os conhecimentos técnicos, profissionais e empresariais para o correto enquadramento fiscal.
Entretanto, automaticamente estamos novamente respondendo se é preciso ter um contador, pois além de necessário para a escrituração mensal, ele é apto a oferecer essa assessoria para que sua empresa opere de forma regular, com a menor carga tributária e que reduza os riscos societários.
O contador é um profissional capacitado para isso tudo, imagine que sem ele tudo é mais lento e pode parecer muito burocrático.
Portanto, existem alguns mitos que o contador consegue afastar da cabeça do empresário.
Análise do desempenho da empresa
O contador auxilia o empresário no desempenho da empresa através dos relatórios contábeis, entretanto haverá assertividade que manterá em ordem o controle financeiro da empresa.
Além de obrigatório por lei, todavia o contador elabora e assina o balanço patrimonial da empresa e seus demonstrativos contábeis.
O balanço patrimonial é fundamental para análise de diversos resultados financeiros, patrimoniais e índices da empresa.
Uma vez que as obrigações contábeis estão em ordem, poderá o empresário obter recursos financeiros de terceiros com maior facilidade e com uma taxa de juros interessante, com isso podendo alavancar seus negócios rumo ao crescimento.
Enfim, os lucros, onde estão?
Através dos demonstrativos contábeis, temos a real definição se a empresa apresenta bons lucros ou não, sendo assim oferecendo a oportunidade de apontamento mais nítida de acertos e erros do ano todo anterior, pois é preciso novamente do contador para elaborar tecnicamente esses demonstrativos com grande maestria.
Agora que ficou um pouco mais claro a respeito da importância do contador, então, perguntamos: Qual a importância deste profissional?
É imensurável a importância do contador para o crescimento do país, pois sem ele o empresário não tem um rumo assertivo de crescimento
Já foi mais do que comprovado que sem o contador, o empresário não recolhe de forma correta os impostos e tributos.
Sem o contador nas empresas o governo não obtém os números necessários para o repasse desses tributos para a melhoria do país.
Quer mais informações de como um contador pode auxiliar sua empresa a estar em dia com obrigações e obter mais lucro com assertividade do negócio?
Entre em contato conosco pelo link abaixo que um dos nossos especialistas irá te ajudar a atender como tudo funciona, basta clicar no botão abaixo:
CONHEÇA OS
6 PASSOS TER PARA UMA EMPRESA BEM SUCEDIDA
BAIXE O NOSSO E-BOOK GRATUITO
Deixe um comentário