fbpx

Frallonardo

IRPF 2018: malha fina atinge mais de 600 mil contribuintes

De acordo com a Receita Federal, 628 mil declarações de IRPF estão retidas na malha fina por apresentarem inconsistências nas informações prestadas.

IRPF 2018

A Receita Federal informou que em 2018, 628 mil declarações do IRPF foram barradas na malha fina, isso corresponde a 2% do total das mais de 31,4 milhões de declarações apresentadas no ano presente. Dentro do número divulgado, as categorias para retenção ficaram da seguinte forma: 70,35% são imposto a restituir, 25,88% tem imposto a pagar e 3,77% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

Entre as principais razões, situações como: omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), informações erradas sobre despesas médicas, dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia, estão na lista da Receita Federal, que ainda informa que uma declaração pode ficar retida por um ou mais motivos.

Como se informar?

Caso o contribuinte queira saber o status da sua declaração, precisa acessar o Extrato de Processamento da DIRPF, no próprio sita da Receita Federal na internet. Para o acesso, será necessário informar  o código de acesso gerado automaticamente na página ou através do certificado digital emitido por autoridade habilitada. É informado que o contribuinte preste atenção na seção Pendências de Malha, pois será neste local que as informações sobre a declaração estarão disponíveis para consulta, tanto se está retida na malha, como se há alguma outra pendência.

A situação sendo positiva, o contribuinte irá encontrar links que o ajudarão na verificação do motivo da sua declaração estar retida. No mais, caso não exista nenhum tipo de impasse, e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode escolher entre duas formas, sendo elas: aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?