Pedido de seguro desemprego passa a ser totalmente pela internet
Trabalhador que for dar entrada no seguro desemprego já pode fazer a solicitação via web. A iniciativa teve como parceiros o Ministério do Trabalho e da Dataprev.
Entenda a solicitação do seguro desemprego pela internet
Hoje em dia as atividades estão cada vez mais digitais, e tendo como objetivo o ganho de tempo, maior dinâmica, redução de custos e comodidade do trabalhador, a partir do dia 19 de dezembro, o trabalho já pode efetuar o pedido do seguro desemprego 100% pela internet. A opção está disponível no Portal Emprega Brasil.
A ideia foi apresentada no auditório do Ministério do trabalho e Brasília, e o encontro reuniu nomes como ministro Caio Vieira de Mello e do presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, entre outras autoridades.
O Ministro caracterizou a iniciativa como uma ação para proporcionar ao trabalhador maior comidade, segurança e facilidade. O mesmo ainda lamentou os momentos de instabilidades que cercam o país e disse que o seguro-desemprego é uma importante fonte de subsistência para o cidadão no período em que ele está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho.
O Portal Emprega Brasil foi criado em 2016 com a iniciativa do Ministério do Trabalho e Dataprev, e desde o princípio teve como objetivo melhorar o autoatendimento dos trabalhadores e o seguro desemprego 100% digital faz parte deste processo. Os pontos positivos para a adesão deste meio de solicitação são grandes, por exemplo, um maior números de pessoas poderão ser atendidas diariamente e o prazo para receber o benefício passar a ser de 30 dias, a partir da solicitação feita pela internet. Para quem for fazer a solicitação, é necessário que siga os passos informados no Portal, logo em seguida, o pedido irá passar por um processo de analises de riscos e será informado se o requerimento pode ser concedido ou se é preciso ir ao posto para complementar alguma informação.
Solicitando o benefício
O trabalhador que for solicitar o seguro desemprego deverá acessar o sistema do Portal Emprega Brasil com uma senha, caso o mesmo não tenha a senha, deverá preencher os campos com suas informações para que sejam checadas na base de dados do Governo Federal e também preencher um formulário composto por 5 questões. Seguindo os passos, você irá clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Para concluir o pedido, será necessário concluir as 8 etapas e fornecer dados como formação acadêmica, indicação de experiências profissionais mais relevantes entre outras e por fim conformar a solicitação.