Abrir empresa em Guarulhos
Olá, se você iniciou a leitura deste artigo é porque se interessa em abrir empresa em Guarulhos e ter a liberdade que tanto sonha ao se tornar seu próprio chefe, aqui vou te ajudar com esclarecimentos detalhados e tenho certeza que sairá totalmente informado e pronto para alavancar o seu empreendimento.
Aqui te ajudarei especificamente na abertura de empresa em Guarulhos e o primeiro passo é tirar do papel e obter todos os registros necessários para poder iniciar as atividades, uma vez que já traçou todas as estratégias de negócios, que é fundamental para o bom funcionamento da empresa.
Sobre Guarulhos
Guarulhos é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, conforme estatísticas do IBGE em 2018.
Guarulhos é a 12ª cidade mais rica do Brasil.
Quais os passos para abrir empresa em Guarulhos?
Observação: Ao final dessa leitura, não deixe de baixar nosso e-book com um guia ainda mais completo para abertura de empresa.
#1 – PLANEJAMENTO
O que é um nascimento sem planejamento? É nítido que planejar é extremamente importante no início de um novo negócio, pois sem ele as chances de dar errado é bem grande.
Então não é só pensar na parte burocrática, documentação, fornecedores, mercadorias, mão de obra e outras etapas que só estarão presentes depois do planejamento estar pronto, temos que priorizar e respeitar as etapas.
Uma vez que planejar abrir a empresa já aconteceu, agora a nova fase é colocar no papel, planilhar, mensurar qual o investimento que vai fazer, escolher público alvo, estudar a concorrência, o mercado e calcular tudo, sem esquecer de nenhum detalhe.
#2 – TIPOS DE NEGÓCIO QUE VOCÊ PRETENDE MONTAR
A estratégia já foi traçada conforme o planejamento, então agora é preciso identificar qual o tipo de empresa, normalmente as pessoas estão procurando inicialmente abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), para quem tem faturamento baixo, abrir uma microempresa (ME) para faturamento maior ou uma empresa de pequeno porte (EPP) para quem já projeta faturar consideravelmente.
REGIMES TRIBUTÁRIOS
Lucro Real – Nesse regime apura-se o lucro ou prejuízo através das receitas, custos e despesas para apurar os impostos, sobretudo é indicado para determinadas empresas e segmentos, normalmente é feita uma avaliação tributária até chegar na decisão de optar por esse regime.
Lucro Presumido – É um tipo de regime tributário baseado em uma estimativa fiscal do lucro, ou seja, uma margem de lucro fixada por lei, sem necessariamente ter que corresponder ao lucro real da empresa.
Simples Nacional – É um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, que certamente na maioria das vezes é o mais indicado e que permite a arrecadação de todos os impostos federais, estaduais e municipais em um único guia, a DAS. A alíquota do imposto é diferenciada de acordo com o faturamento bruto, separado em faixas até o faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
MEI – É o microempreendedor individual que é indicado para quem fatura até no máximo R$ 6.750,00 por mês, ou R$ 81.000,00 por ano, ótima opção para quem está começando, apesar de ter algumas limitações e também permanecer no MEI é um sinal de que não pretende crescer e também um ponto importante é patrimônio pessoal não se diferenciar do patrimônio da MEI, ou seja, no caso de dívidas o dono da empresa será acionado diretamente e que responderá por isso.
TIPOS JURÍDICOS
Agora que já sabe em qual regime tributário vai enquadrar ao abrir empresa em Guarulhos, vamos conhecer os tipos jurídicos, que em termos mais populares consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas, que é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:
Empresário Individual – É composto por uma única pessoa, cujo o nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um fator determinante para a escolha desse tipo de empresa.
Ltda – A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que aporta um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.
Sociedade Limitada Unipessoal – É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, nesse tipo de empresa o patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto essa é a melhor escolha para quem não quer um sócio.
Agora que já conheceu os principais tipos jurídicos existentes, entretanto chegou o momento de decidir o tipo de empresa que vai escolher, na qual o contador ajudará tecnicamente.
Sendo assim, poderá colocar em pauta quais as vantagens e desvantagens de cada um tipo e passar para os próximos passos.
#3 – CONSULTA DE VIABILIDADE NA PREFEITURA
Atualmente, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras estão integradas com o sistema de Registro e ao abrir empresa em Guarulhos ou em outros termos populares, abrir firma em Guarulhos, é importante consultar se o endereço escolhido é apto para instalar uma empresa.
A atividade da empresa tem que ser permitida pela prefeitura para funcionar no local escolhido, levando em consideração as características do seu mais novo negócio.
#4 – DOCUMENTOS PARA ABRIR DE EMPRESA EM GUARULHOS
Hoje em dia há uma simplificação de documentos para abertura de empresa:
Para os sócios
- acesso ao gov.br dos sócios ou certificado digital cCPF
- foto da CNH ou RG
Para a empresa
- 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa
- 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda
#5 – QUAIS OS PROCESSOS PARA A ABERTURA DA EMPRESA EM GUARULHOS?
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
O primeiro processo para abrir empresa em Guarulhos é na Junta Comercial do Estado de São Paulo-JUCESP, após reunir a documentação e passar pela viabilidade da prefeitura, portanto deverá ter tudo preenchido e pronto para protocolar juntamente com os itens abaixo:
- 3 vias do Contrato Social para sociedades ou 3 vias do Requerimento de Empresário para Empresário Individual
- Capa e fichas da Jucesp
- Pagamento de taxas através das guias DARE e DARF
Assim que aprovado, você terá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) feito pela JUCESP, fixado no ato constitutivo da empresa.
CNPJ
Após os documentos da JUCESP estarem registrados, posteriormente terá o seu número de CNPJ, na qual a Receita Federal irá emitir.
O processo de abertura da empresa na JUCESP e na Receita Federal são bastante rápidos atualmente em Guarulhos, normalmente em 3 dias úteis já terá o CNPJ emitido, desde que um escritório de contabilidade realize todos esses procedimentos, uma vez que é especialista no assunto.
INSCRIÇÃO ESTADUAL
Esse processo já foi conhecido como o mais burocrático há anos atrás, ademais atualmente é o mais rápido se tudo estiver correto com o endereço da empresa e atividade a ser exercida, e determinados segmentos são obrigados a obter a inscrição estadual, são elas comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.
Em alguns casos, como resultado parcial ao processo, o contribuinte é notificado a apresentar documentos para a emissão da inscrição estadual, citamos o contrato de locação ou contrato de compra e venda, documentos dos sócios e IPTU, podendo o Estado cobrar alguma prova de instalação no endereço, se tiver alguma residência no local da empresa.
LICENCIAMENTOS E ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO
Para determinadas atividades são necessários alguns licenciamentos, por exemplo, as indústrias necessitam de licença da Cetesb, Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e licença de funcionamento da prefeitura, outro segmento de atividades médicas necessitam do registro no órgão de classe, nesse caso é o Conselho Regional de Medicina (CREMESP), alvará de funcionamento da prefeitura para alguns tipos de consultórios médicos e AVCB, bares necessitam do alvará da ANVISA, alvará de funcionamento da prefeitura e AVCB.
Normalmente, empresas especializadas realizam esses licenciamentos, mas raramente um escritório contábil presta esses serviços.
Contudo, muitas vezes necessita de laudo técnico expedidos por engenheiros ou montagem de processos na qual só especialista faz de forma assertiva.
Algumas atividades, em que a empresa não tem estabelecimentos físicos, por exemplo, ou algumas outras atividades de baixo risco, muitas vezes empresas de prestação de serviços, essas a obtenção de licenças pode ser concedida de forma automática, direto do portal de licenciamento adotado pela Prefeitura, ou até mesmo dispensada conforme prevê a lei da Liberdade Econômica aprovada em 2019.
INSCRIÇÃO MUNICIPAL
Todas as empresas independente da atividade a ser exercida, tem a obrigatoriedade de ter a inscrição municipal cadastrada na prefeitura de Guarulhos.
Serve como uma espécie de permissão para funcionar na cidade e recolherá uma taxa anual e o valor varia para cada atividade empresarial.
Essa inscrição municipal não é o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, vale mencionar isso para não haver confusão de documentação.
#6 – CERTIFICADO DIGITAL
Certificado digital é um documento eletrônico, e identifica pessoas e empresas, atualmente é indispensável pois só assim o empresário conseguirá realizar determinados procedimentos eletrônicos.
Exemplificando, as empresas precisam de certificado digital para registrar empregados, assinar documentos digitais e servirá também para a transmissão de declarações pelo escritório de contabilidade.
Atualmente o certificado digital é obrigatório para envio de arquivos do esocial das empresas, consiste no novo sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
#7 – PRAZOS E CUSTOS PARA ABRIR EMPRESA EM GUARULHOS
Existe diferença de preços cobrado por escritórios de contabilidade para cada tipo de empresa, ou seja, não é um valor único e geral para todas as empresas, vai depender se é uma sociedade, empresário individual, MEI, etc.
Os preços variam de R$ 297,00 a R$ 987,00, que contempla o serviços de abertura da empresa e taxas da Junta Comercial.
Dependendo da atividade da empresa, você pode obter todos os principais documentos em até 15 dias úteis, mas se houver necessidade de licenciamentos, alvarás ou aprovação do corpo de bombeiros, esse prazo pode variar. No entanto, não é um tempo de espera absurdo, pois os sistemas informatizados do governo contribuíram significativamente para reduzir os prazos.
Uma vez que conheceu todos os passos principais para abrir empresa em Guarulhos, enfim podemos responder a alguns dos principais questionamentos, a seguir:
A cidade de Guarulhos já não está saturada de empresas instaladas? Sendo assim, terei sucesso em meu novo negócio?
Guarulhos é uma cidade grande, com um enorme número de empresas ativas, decerto isso não significa que não tem espaço para a instalação de novas empresas se pensarmos no ponto de vista do público alvo desses empreendimentos.
A tecnologia e o marketing digital proporcionou uma facilidade muito maior nos últimos anos de poder vender e prestar serviços para todo o país.
Sem contar as oportunidades de novos negócios e startups que surgem dia após dia, significando assim um amplo espaço de segmentos na qual a cidade carece, pois não podemos esquecer a quantidade enorme de habitantes, que compram e tomam os serviços dessas empresas.
Preciso de um contador para a minha empresa?
Questionamento bastante comum, e a resposta certamente é SIM. Mesmo com o uso da tecnologia, contabilidades online, digitalizações, podemos afirmar com toda a segurança que todas as empresas precisam de um contador ou uma empresa de contabilidade.
O contador além de cumprir com as obrigações fiscais tem também a assessoria tributária, trabalhista, contábil.
Terceirização da gestão financeira, por exemplo, já é uma realidade que muitas empresas estão necessitando e que o contador é altamente apto a realizar.
Sem contar que nada substitui o contador no momento da consultoria contábil, planejamento tributário, defesas em processos administrativos, elaboração de contrato social e, no entanto, é o mais indicado na abertura, alterações e encerramento de empresas.
Quais os custos mensais para manter a empresa em dia?
Além dos custos ao abrir o MEI, ME ou EPP e despesas do próprio negócio, como aluguel, funcionários, mercadorias, manutenções, contas de consumo, etc, contudo a empresa terá que recolher os devidos impostos e pagar os honorários mensais da contabilidade.
O mais novo empreendedor, pode optar em adquirir um empréstimo para abrir empresa, assim pode ter um capital de giro interessante para o crescimento acelerado. Mas, toda cautela é pouca nesse momento de decisão, pois fará uma dívida e ela tem que constar em seu orçamento mensal.
Com a tecnologia cada vez mais presente, então não podemos descartar as despesas provenientes de softwares e sistemas informatizados para a gestão do negócio, controle de estoque, frente de caixa, marketing digital, etc.
No entanto, o maior desafio do seu novo negócio são os custos e despesas, pois uma parte significativa da receita se diluirá, e é aí que o contador entra para auxiliar ou mesmo realizar o trabalho de gestão e planejamento financeiro estratégico, encontrando manobras legais para manter um lucro que faça sentido para a continuidade da empresa.
Preciso emitir notas fiscais no momento da venda ou prestação de serviço?
Essa é a questão mais discutida; após abrir a empresa em Guarulhos, todas elas devem emitir notas fiscais.
Independentemente se o cliente solicitou ou não, a falta de emissão configura sonegação fiscal, pois não haverá os devidos recolhimentos de impostos e afetará diretamente a contabilidade da empresa.
No entanto, a falta de emissão da nota fiscal creditará os recebimentos na conta corrente e impedirá a escrituração contábil, pois não haverá documento fiscal que tenha originado a operação (venda ou prestação de serviço).
Falando sobre a própria emissão da nota fiscal, hoje em dia é algo mais simples, quando se trata de prestadores de serviços, eles emitem diretamente pelo portal próprio da prefeitura de Guarulhos.
No caso de comércio ou indústria, o processo envolve, primeiramente, a obtenção da inscrição estadual (que é emitida na abertura da empresa), o credenciamento adequado para nota eletrônica ou SAT e, por último, a aquisição de software pago, com diversos valores, ou o uso do sistema gratuito do governo, que é bastante básico, mas pode atender às suas necessidades.
Isso tudo, portanto, o escritório de contabilidade vai providenciar e indicar os softwares apropriados para cada segmento.
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