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Abrir empresa em Batalha – PI

Olá, quer saber como abrir empresa em Batalha – PI?

Você vai encontrar nesse artigo todas as informações, incluindo os processos de registro nos órgãos do governo.

Vai conseguir entender como funciona empreender no Brasil e de uma vez por todas sair da informalidade.

O ponto de partida é conseguir responder 4 perguntas:

1. Você já definiu se vai ter um sócio ou se vai empreender sozinho?

 

 

2. Qual a localização da cidade para seu negócio?

3. Quais atividades vai explorar?

4. O que fazer para abrir seu CNPJ com segurança?

Já avaliou tudo isso? Tem as respostas em mãos? Vamos então conhecer tudo sobre empreendedorismo em sua cidade.

Planejamento para abrir empresa em Batalha – PI

Planejamento é essencial para o início de um novo negócio, pois assim a chance de sucesso é muito maior.

Então, todo novo empreendedor precisa pensar nas questões burocráticas, recursos próprios ou de terceiros, fornecedores de mão de obra e/ou mercadorias.

Esse processo faz parte do planejamento, sem isso a chance de dar errado começa a ficar evidente.

Após concluir o planejamento agora a nova fase é colocar no papel, planilhar e calcular o investimento na nova empresa.

Importante, também, escolher público alvo, estudar a concorrência e o mercado de seu segmento, sem esquecer de nenhum detalhe.

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Regimes tributários

Agora vamos conhecer os regimes tributários para abrir a empresa em Batalha – PI.

É um escolha que precisa de bastante cautela, pois vai impactar na tributação da empresa.

Lucro Real

Nesse regime apura-se o lucro ou prejuízo através das receitas, custos e despesas para apurar os impostos, sobretudo é indicado para determinadas empresas e segmentos, normalmente é feita uma avaliação tributária até chegar na decisão de optar por esse regime.

Lucro Presumido

É um tipo de regime tributário baseado em uma estimativa fiscal do lucro, ou seja, uma margem de lucro fixada por lei, sem necessariamente ter que corresponder ao lucro real da empresa.

Simples Nacional

O Simples Nacional e um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, que certamente na maioria das vezes é o mais indicado.

Nesse regime são recolhidos todos os impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia, denominada DAS.

É o regime indicado para as empresas com faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões.

A alíquota do Simples Nacional é formada de acordo com o faturamento acumulado dos 12 últimos meses.

E há diferenciação na alíquota quando se trata de comércio, serviço ou indústria, com tabelas separadas.

MEI (Microempreendedor Individual)

Para quem fatura até no máximo R$ 6.750,00 por mês ou R$ 81.000,00 por ano, o MEI é o mais indicado.

É uma ótima opção para quem está começando, apesar de ter algumas limitações e o MEI indica que não pretende crescer, já comentamos isso aqui nesse artigo.

Um ponto bastante importante é o patrimônio pessoal não se diferenciar do patrimônio da MEI, ou seja, no caso de dívidas o dono da empresa será acionado diretamente e que responderá por isso.

Tipos Jurídicos

Agora que já sabe em qual regime tributário vai se enquadrar ao abrir empresa em Batalha – PI, vamos conhecer os tipos jurídicos, que em termos mais populares consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas.

Essa etapa é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:

Empresário Individual

É composto por uma única pessoa, cujo o nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um fator determinante para a escolha desse tipo de empresa.

Sociedade Limitada

A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que aporta um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.

EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, leva esse nome porque é composta por apenas 1 pessoa e com o mesmo tratamento jurídico de uma empresa Limitada, o que difere é o aporte do capital social de 100 salários mínimos atuais ou mais e há a proteção patrimonial do titular da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal

É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, nesse tipo de empresa o patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto essa é a melhor escolha para quem não quer um sócio.

Agora que já conheceu os principais tipos jurídicos existentes, entretanto chegou o momento de decidir qual vai escolher para abrir a sua empresa em Batalha – PI na qual o contador ajudará tecnicamente.

Sendo assim, poderá colocar em pauta quais as vantagens e desvantagens de cada um tipo e passar para os próximos passos.

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Documentos e informações para abrir empresa em Batalha – PI

Chegou a hora de separar os documentos que hoje em dia está bastante simplificada e enviar para a contabilidade para colher os dados que os processos exigem.

Não é mais necessário aquela lista enorme de documentos, uma vez que o governo já sincronizou informações das pessoas e empresas, veja a lista a seguir:

Documentação necessária:

1 cópia do RG ou CNH válida de cada sócio

1 cópia do IPTU do imóvel que escolheu para a empresa.

Informações necessárias dos sócios:

Endereço residencial

Telefone da empresa

E-mail da empresa

Estado civil

Profissão

Informações necessárias da futura empresa:

Razão Social

Nome Fantasia

Atividade da empresa

Capital social

Participação de cada sócio (caso for empresa composta por 1 só pessoa, essa participação é de 100%)

Telefone

E-mail

Dependendo da atividade escolhida, temos a obrigação de enviar outros documentos, como detalhamos no artigo documentos para abrir uma empresa.

Processos para abrir empresa em Batalha – PI

Os processos e fichas online para a abertura da empresa atualmente é muito simples.

Com menos burocracia, menos circulação de documentos físicos e muito mais rápido que antigamente.

Os processos são:

Consultar a viabilidade na prefeitura da cidade

Preencher o DBE para o CNPJ

Coleta de dados para o Posto Fiscal do Estado (para a inscrição estadual se for obrigatório)

Elaborar o Contrato Social e fichas online da Junta Comercial

Formulário para a inscrição municipal na prefeitura

Licenciamento da Junta Comercial

Em seguida, o sistema online de registro de empresas poderá solicitar algumas licenças e alvarás especiais, sendo as mais comuns:

-Conselho de Classe para profissões regulamentadas

-Licença de funcionamento da prefeitura

-Alvará do corpo de bombeiros

-Alvará da vigilância sanitária

Por fim, com tudo aprovado e licenciado, a empresa já está aberta e legalizada começar a faturar.

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Quantos dias para abrir empresa em Batalha – PI

Dependendo da atividade da empresa, o prazo pode ser de até 03 dias úteis para obter todos os principais documentos.

Mas caso a empresa necessite de licenciamento, alvará, corpo de bombeiros, então esse prazo pode se alterar.

Os prazos para a obtenção de licenças especiais também está bastante ágil em comparação com anos atrás.

Abertura de uma empresa individual ou com sócios não altera os prazos e procedimentos processuais.

Custos para abrir empresa em Batalha – PI

Existe diferença de preços cobrados para cada tipo de empresa, ou seja, vai depender se é uma sociedade, empresário individual, MEI, etc.

Os preços cobrados pelos escritórios de contabilidade podem variar, pois depende de cada sistema adotado por cada um e a agilidade.

Uma vez que conheceu todos os passos principais para abrir empresa em Batalha – PI, enfim podemos responder a alguns dos principais questionamentos, a seguir:

Posso abrir a empresa em minha residência?

Em 2019, foi aprovado a Lei da Liberdade Econômica, que traz flexibilidade para a realização de negócios em endereços residenciais.

No entanto, apenas para determinadas atividades, como prestadores de serviços e pequenas empresas de comércio eletrônico (e-commerce).

Outra diferença é o atendimento ao público que não pode ocorrer nesse local.

Sempre orientamos e sugerimos que antes de abrir uma empresa em Batalha – PI, solicite uma consulta de viabilidade de endereço na Prefeitura.

Caso não consiga o endereço, mesmo em sua residência, por algum outro motivo, no entanto é jeito é escolher um “endereço virtual”.

Confira se a Frallonardo Contabilidade dispõe gratuitamente de um endereço virtual.

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Preciso de um contador para abrir minha empresa em Batalha – PI?

Questionamento recorrente, e a resposta certamente é SIM.

Mesmo com o uso da tecnologia, contabilidades online, digitalizações, podemos afirmar com toda a segurança que todas as empresas precisam de um contador ou uma empresa de contabilidade.

O contador além de cumprir com as obrigações fiscais, ele realiza também a assessoria tributária, trabalhista e contábil.

Terceirização da gestão financeira, por exemplo, já é uma realidade que muitas empresas estão necessitando e que o contador é altamente apto a realizar.

Sem contar que nada substitui o contador no momento da consultoria contábil, planejamento tributário, defesas em processos administrativos, elaboração de contrato social e, no entanto, é o mais indicado na abertura, alterações e encerramento de empresas.

Quais os custos mensais para manter a empresa em dia?

Além dos custos ao abrir o MEI, ME ou EPP e despesas do próprio negócio, como aluguel, funcionários, mercadorias, manutenções, contas de consumo, etc, contudo a empresa terá que recolher os devidos impostos e pagar os honorários mensais da contabilidade.

O mais novo empreendedor, pode optar em adquirir um empréstimo para abrir empresa em Batalha – PI.

Esse capital de giro é interessante para o crescimento acelerado, como grandes empresas fazem, e assim obtém o sucesso esperado a curtíssimo prazo.

Mas, toda cautela é pouca nesse momento de decisão, pois fará uma dívida e ela tem que constar em seu orçamento mensal.

Com a tecnologia cada vez mais presente, então não podemos descartar as despesas provenientes de softwares e sistemas informatizados para a gestão do negócio, controle de estoque, frente de caixa, marketing digital, etc.

Todavia, custos e despesas é o maior desafio de seu novo negócio, pois boa parte da receita será diluída, e aí entra o contador para poder ajudar ou até mesmo realizar o trabalho de gestão e planejamento estratégico do financeiro, uma vez que encontra manobras legais para manter sempre existente um lucro que faça sentido para a continuidade da empresa.

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Preciso emitir notas fiscais no momento da venda ou prestação de serviço?

Essa é a questão mais comentada, após abrir a empresa em Batalha – PI, quando se trata de obrigatoriedade de emissão de notas fiscais.

Independentemente se o cliente solicitou ou não, a falta de emissão configura sonegação fiscal, pois não haverá os devidos recolhimentos de impostos e afetará diretamente a contabilidade da empresa.

No entanto, sem emissão da nota fiscal os recebimentos serão creditadas na conta corrente e impossibilita a escrituração contábil pois não há documento fiscal que deu origem à operação (venda ou prestação de serviço).

Emitir nota fiscal hoje em dia é mais simples, pois para prestadores de serviços a emissão é feita pelo portal da prefeitura de Batalha – PI.

Caso for um comércio ou indústria o processo envolve primeiramente ter a inscrição estadual (que é emitido na abertura da empresa).

Em segundo vem o credenciamento correto para nota eletrônica ou SAT.

E por ultimo a aquisição de software pago de emissão de notas fiscais, com variados preços.

Isso tudo, portanto, o escritório de contabilidade vai providenciar e indicar os softwares apropriados para cada segmento.

Abrir empresa em Batalha – PI com o nome sujo

Muitas pessoas tem essa dúvida, aqui vamos esclarecer.

Se a pessoa física está com restrição em seu nome e pretende abrir uma empresa, isso é totalmente possível, sendo necessário tomar ciência de alguns fatos que podem impedir alguma transação comercial.

Por exemplo, abrir conta em banco em nome da empresa, isso poderá ser um problema, uma vez que as instituições financeiras requer que todos os sócios estejam em situação comercial em dia.

Alguns fornecedores também verificam a vida comercial dos sócios da empresa na qual irá fornecer mercadorias ou serviços, portanto, não concederão condições especiais de pagamento, por exemplo, parcelamento.

É claro que esses exemplos não é uma regra geral, poderá haver exceções, mas é muito comum que isso tudo aconteça com frequência.

Mas você pode estar se perguntando: mas como vou abrir empresa em Batalha – PI se estou com o nome sujo? A Receita Federal não vai barrar meu CNPJ?

A Receita Federal só irá impedir de abrir o CNPJ se a situação de seu CPF estiver irregular com relação ao imposto de renda.

Essa irregularidade, muitas vezes se dá por algum débito de imposto ou ausência de declaração de imposto de renda quando obrigatório.

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Conta em banco PJ após abrir empresa em Batalha – PI

Com toda a certeza, todas as empresas precisam abrir uma conta corrente bancária, para a realização das transações financeiras comerciais.

Sendo assim, não haverá confusão patrimonial com os sócios, visto que muitos empresários se negam em abrir conta em banco a fim de economizar dinheiro com taxas e querem movimentar a conta particular, que é um grande erro.

Toda movimentação bancária da pessoa jurídica é “monitorada” pela Receita Federal e assim não há perigo, pois não fará nenhum cruzamento de dados que envolva os sócios da empresa.

Uma conta bancária em nome da empresa abre a oportunidade do empresário obter recursos financeiros para o crescimento de seu negócio com condições especiais.

Sem contar que conta em banco em nome da empresa, o empresário passa a credibilidade necessária nas operações de seus negócios.

Conclusão, se o empresário manter corretamente o uso da conta bancária da empresa, fatalmente haverá uma tranquilidade em relação a fiscalização e com a contabilidade.

A Frallonardo Contabilidade

Enfim, conseguiu entender os procedimentos para abrir empresa em Batalha – PI

Frallonardo Contabilidade realiza o processo para abrir CNPJ de MEI, microempresa -ME ou empresa de pequeno porte-EPP, com segurança, evitando dores de cabeça e sem que você precise sair de casa.

Abrir empresa em Batalha – PI é online e rápido.

A Frallonardo Contabilidade presta serviços humanizados, sem a utilização de robôs para atendimento.

Temos planos de honorários mensais para empresas localizadas em Batalha – PI e região.

Quer saber mais como funciona tudo isso na prática? Clique abaixo ou ligue pra nós e fale com nossos consultores prontos a lhe atender.

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