fbpx

Frallonardo

Abrir CNPJ para arquiteto

Abrir CNPJ para arquiteto

Quer saber como abrir um CNPJ para arquiteto?

Se você já é profissional na área e deseja empreender, então este artigo vai te ajudar.

Veja se você tem esses questionamentos abaixo:

Quais são as principais obrigações que uma empresa no ramo de arquitetura tem com o governo?

O que os proprietários devem se preocupar e priorizar?

Como iniciar uma empresa nesse ramo de atuação?

Quanto o arquiteto tem que investir?

Vamos responder essas e outras questões relacionadas com a abertura de um CNPJ para arquiteto.

A atividade da empresa de arquitetura

Abrir CNPJ para arquiteto

Arquitetura é a arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção e consiste no processo artístico e técnico.

Na arquitetura é envolvida a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.

Para abrir um CNPJ para arquiteto, o profissional precisa ser legalmente habilitado com registro no Conselho Regional de Arquitetura (CAU/BR).

Ao registrar o CNPJ da empresa podemos incluir todos os CNAEs (Código Nacional de Atividade Econômica) que contemplam os serviços que podem ser prestados na área de arquitetura.

Quero saber mais

Plano de negócios ao abrir CNPJ para arquiteto

Se vai abrir um CNPJ para arquiteto, acredita-se que já criou um plano, mensurou todos os riscos, definiu quais serviços que vai oferecer e detalhou como vai usar os recursos financeiros da empresa.

Isso é o plano de negócios, e vai servir como um modo de visão mais ampla para o arquiteto empreendedor que se tornou.

Nesse plano de negócios, precisa constar também a aquisição de ferramentas que vai utilizar para prestar os serviços, bem como a aquisição de softwares para aplicar nos projetos. Assim fará a projeção de retorno do valor investido, portanto fazendo ainda mais sentido permanecer no negócio.

Defina os serviços ao abrir CNPJ para arquiteto e seu publico

Enfim, quais serão os serviços oferecidos pelo arquiteto? Se você já tem essa resposta, ótimo.

Agora, se precisa ainda definir e listar esses serviços, podemos te ajudar e apresentar o que outros escritórios de arquitetura oferecem aos seus clientes e quem são seus públicos.

Definindo os serviços

Você pode estar se perguntando: vou abrir o CNPJ para arquiteto e já sei o que vou oferecer, pois sou da área.

Aí é que está a questão, ser profissional do ramo não significa que vai empreender com sucesso, pois ser gestor de uma empresa é outro cargo que vai ocupar.

Sendo assim, será que o arquiteto calculou o quanto cada serviço vai trazer de faturamento e consequentemente qual o lucro que vai obter?

Pois bem, a melhor forma de identificar os percentuais de lucratividade é criar as métricas de resultados, montar uma planilha com todos os serviços que vai oferecer, ferramentas utilizadas, despesas com outros profissionais, incluir as despesas fixas de forma proporcional a cada serviço que irá prestar.

Entende quando falamos que empreender é diferente de praticar a profissão? Não é a mesma tarefa, e isso pode ser a chave para o grande sucesso como também o inverso, que é quando o empreendedor percebe tarde demais que cada serviço não está trazendo lucros e permanece na zona de conforto enquanto o barco afunda.

Definindo seu público

Ao abrir o CNPJ para arquiteto, o empreendedor precisa se posicionar com relação ao publico que pretende atender.

Se você vai atender o consumidor direto, construtoras, empreiteiros, engenheiros, etc. Isso é importante, assim fica mais fácil o atendimento, pois a experiência com determinado grupo de clientes que você já atende pode dar uma maior autoridade para seu negócio.

Mas o que fazer quando aparecer um público fora do seu alvo? Aí é hora de pensar bem, esclarecer ao cliente determinada situação que impede seu atendimento é algo bastante complexo, pois envolve possíveis reclamações na redondeza ou até mesmo em redes sociais na internet.

Whatsapp

Regimes tributários

Agora vamos conhecer os regimes tributários para abrir CNPJ para arquiteto.

É um escolha que precisa de bastante cautela, pois vai impactar na tributação da empresa.

Lucro Real

Nesse regime apura-se o lucro ou prejuízo através das receitas, custos e despesas para apurar os impostos, sobretudo é indicado para determinadas empresas e segmentos, normalmente é feita uma avaliação tributária até chegar na decisão de optar por esse regime.

Lucro Presumido

É um tipo de regime tributário baseado em uma estimativa fiscal do lucro, ou seja, uma margem de lucro fixada por lei, sem necessariamente ter que corresponder ao lucro real da empresa.

Simples Nacional

Simples Nacional e um regime tributário simplificado para micro e pequenas empresas, que certamente na maioria das vezes é o mais indicado.

Nesse regime são recolhidos todos os impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia, denomina DAS.

É o regime indicado para as empresas com faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões.

A alíquota do Simples Nacional é formada de acordo com o faturamento acumulado dos 12 últimos meses.

Para arquiteto temos o benefício do fator “r”, que é um benefício que faz cair a alíquota mensal, e necessita de um estudo tributário e aplicação de regras mensais para atingir esse objetivo.

Caso queira entender desse benefício ao abrir empresa para arquiteto, entre em contato conosco.

Whatsapp

Licenças especiais ao abrir CNPJ para arquiteto

O imóvel de escolha da empresa, deverá estar enquadrada nas exigências municipais, assim como do corpo de bombeiros.

Já a prefeitura da cidade exigirá o alvará de funcionamento que dá a permissão para exercer as atividades da empresa no local escolhido.

Seguindo as exigências corretamente, obterá as licenças tranquilamente sem dores de cabeça.

Atenção especial, também, na placa de anúncio da empresa onde deverá ser solicitado uma permissão para o uso, na grande maioria das cidades isso é obrigatório e terá uma taxa anual a ser recolhida de acordo com o tamanho da placa.

No entanto, todas essas licenças deverão ser solicitadas a empresas especializadas, normalmente são equipes de engenharia que prestam esses serviços, pois depende, em alguns laudos, de ART do engenheiro.

Porém, tem exceções quanto a essas licenças, por exemplo, caso prestar serviços na dependência de outras empresas ou no caso da inexistência de um escritório físico de sua empresa.

Tipos Jurídicos

Agora que já sabe em qual regime tributário vai se enquadrar ao abrir CNPJ para arquiteto, sendo assim, vamos conhecer os tipos jurídicos, que em termos mais populares consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas.

Essa etapa é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:

Empresário Individual

É composto por uma única pessoa, cujo o nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um fator determinante para a escolha desse tipo de empresa.

Para arquiteto é o menos recomendado, pois a tributação será com base na tabela progressiva do imposto de renda, por ser prestado o serviço por profissional habilitado, e assim considerado pessoa física.

Sociedade Limitada

A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que aporta um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.

EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, leva esse nome porque é composta por apenas 1 pessoa e com o mesmo tratamento jurídico de uma empresa Limitada, o que difere é o aporte do capital social de 100 salários mínimos atuais ou mais e há a proteção patrimonial do titular da empresa.

Sociedade Limitada Unipessoal

É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, nesse tipo de empresa o patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto essa é a melhor escolha para quem não quer um sócio.

Agora que já conheceu os principais tipos jurídicos existentes, entretanto chegou o momento de decidir qual vai escolher para abrir a sua empresa de arquitetura, na qual o contador ajudará tecnicamente.

Sendo assim, poderá colocar em pauta quais as vantagens e desvantagens de cada um tipo e passar para os próximos passos.

Abrir empresa

Processos para abrir CNPJ para arquiteto

Os processos e fichas online para abrir o CNPJ para arquiteto está muito simplificado, com menos burocracia, menos circulação de documentos físicos e muito mais rápido que antigamente.

Os processos são:

–Consultar a viabilidade na prefeitura da cidade

–Preencher o DBE para o CNPJ

–Coleta de dados para o Posto Fiscal do Estado (para a inscrição estadual se for obrigatório)

–Elaborar o Contrato Social e fichas online da Junta Comercial

–Formulário para a inscrição municipal na prefeitura

–Licenciamento da Junta Comercial

Em seguida, o sistema online de registro de empresas poderá solicitar algumas licenças e alvarás especiais, sendo as mais comuns:

-Conselho de Classe para profissões regulamentadas

-Licença de funcionamento da prefeitura (se obrigatório)

-Alvará do corpo de bombeiros (se obrigatório)

Por fim, com tudo aprovado e licenciado, a empresa já está aberta e legalizada começar a faturar.

Contador para abrir o CNPJ para arquiteto

Contador para abrir CNPJ

Questionamento bastante comum, será que uma empresa de arquitetura precisa de um contador?

O contador será o grande responsável para abrir a empresa de arquitetura rapidamente e aplicando seus conhecimentos técnicos, a fim de proporcional ao empreendedor uma economia de impostos e regularização fiscal.

Em suma, mesmo com o uso da tecnologia, contabilidades online, digitalizações, podemos afirmar com toda a segurança que todas as empresas precisam de um contador ou uma empresa de contabilidade.

O contador além de cumprir com as obrigações fiscais, ele realiza também a assessoria tributária, trabalhista e contábil.

Terceirização da gestão financeira, por exemplo, já é uma realidade que muitas empresas estão necessitando e que o contador é altamente apto a realizar.

Só o contador poderá simular se a empresa vai se enquadrar no Simples Nacional ou não como ME ou EPP. Pois tem as questões de contratação de colaboradores na qual possa valer a pena se manter no Simples Nacional pelo fator R de enquadramento em anexos de tributação.

Por exemplo, se o total da folha de pagamento (dos sócios e empregados) for superior a 28% do faturamento da empresa, então será tributada pelo anexo III do Simples Nacional, recolhendo 6% de impostos, caso contrário, a alíquota mínima será de 15,5%, e então é aí que o contador tem um papel fundamental para simular a permanência ou não no Simples Nacional.

Baixar ebook para abertura de empresa
Baixe AQUI seu ebook “6 passos para uma empresa bem sucedida”

Contabilidade para empresas de arquitetura

Um escritório de contabilidade realiza todos os procedimentos legais de abertura, alterações e encerramento de empresas.

No entanto, para empresa de arquitetura não é diferente.

Abaixo a lista das principais rotinas do departamento fiscal:

  • lançamento das notas fiscais de serviço prestado e tomados de terceiros
  • lançamento de notas fiscais de venda e compra de mercadorias
  • apuração de impostos federais, estaduais e municipais
  • elaboração e transmissão de obrigações acessórias mensais e anuais
  • elaboração e transmissão de declarações do SPED Fiscal
  • atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária

Abaixo a lista das principais rotinas do departamento contábil:

  • escrituração no livro diário e razão (escrituram todas as movimentações que envolvem valor)
  • emissão de demonstrações contábeis (DRE, balancete, balanço patrimonial e outros)
  • elaboração e transmissão do SPED Contábil
  • gestão financeira e patrimonial
  • atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e contábil

Abaixo a lista das principais rotinas do departamento pessoal:

  • elaboração da folha de pagamento de sócios, empregados e autônomos
  • emissão de encargos sociais (FGTS, INSS, IRRF e outros)
  • enquadramento sindical e acompanhamento das convenções coletivas
  • admissão e desligamento de empregados
  • elaboração e transmissão do esocial
  • elaboração e transmissão de obrigações acessórias menais e anuais
  • atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação trabalhista e previdenciária

Abaixo a lista das principais rotinas do departamento de legalização:

  • abertura de empresa
  • alteração de empresa
  • encerramento de empresa
  • enquadramento e desenquadramento de ME e EPP
  • licenciamento
  • solicitação de viabilidade de localização
  • atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação societária e comercial

Enfim, essa é uma lista breve das tarefas dos departamentos, aqui demonstramos apenas parte da rotina, impossível apresentar por completo, levando em consideração que novas obrigações são criadas a todo o momento.

A Frallonardo Contabilidade

Então, conseguiu as respostas para as principais dúvidas e procedimentos?

Entendeu o passo a passo para abrir um CNPJ para arquiteto?

A Frallonardo Contabilidade realiza todo o processo, seja para abrir empresa no Simples Nacional ou Lucro Presumido (não trabalhamos com Lucro Real), de forma bastante ágil, segura e eficiente sem dores de cabeça e sem que você precise sair de casa.

Abrir uma empresa para arquiteto nos dias atuais é totalmente online e com muita segurança.

Não perca a condição especial de honorários mensais para abertura de microempresa e empresa de pequeno porte para arquitetos.

Clique no botão abaixo, e fale que nossos consultores sempre prontos a lhe atender.

Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?