Abrir empresa de e-commerce
Quer saber como abrir uma empresa de e-commerce e poder empreender nesse mundo eletrônico com excelentes oportunidades.
Chegou ao lugar certo e neste artigo você vai conhecer o passo a passo para abrir um CNPJ online de um e-commerce.
Tenho certeza que sairá totalmente informado e pronto para ingressar no mundo do empreendimento.
Aqui terá todas as informações de abertura de empresa, ou seja todas as respostas de como abrir uma empresa de e-commerce de sucesso e o primeiro passo é tirar do papel e obter todos os registros necessários para poder iniciar as atividades.
Aqui vamos chamar a sua empresa de e-commerce e também de loja virtual, para melhor identificação.
Vamos conhecer os passos a serem seguidos rumo ao sucesso.
Planejamento para abrir empresa de e-commerce
O primeiro passo para começar a empreender é planejar. E já é de conhecimento geral que sem isso nenhum negócio vai pra frente, e para abrir uma empresa de e-commerce não é diferente.
Antes de mais nada, o plano principal é saber o que a sua loja virtual vai vender, quem serão seus clientes e quem serão seus fornecedores.
Sabendo responder a essas três questões, entende-se que parte desse planejamento já está concluído, portanto, é hora de avançar e determinar as próximas etapas do planejamento.
Leve em consideração também as tendências do mercado e os dados econômicos. Os fatores externos influenciam diretamente no seu negócio.
Por outro lado, vale mencionar que todo empreendedor de e-commerce precisa analisar a concorrência, buscar informações que possam favorecer para se destacar melhor nas posições da internet no quesito vendedor de sucesso.
O planejamento ideal é aquela em que o empreendedor prioriza todas as etapas que mais vai influenciar nos resultados positivamente.
Tipos de negócio online que pretende abrir
A estratégia já foi traçada conforme o planejamento, então agora é preciso identificar qual o tipo de empresa que vai abrir.
Normalmente, para iniciar, abrir CNPJ de MEI pode funcionar bem, porém serve para quem tem faturamento baixo, e sem chance de crescimento.
Se caso preferir, pode abrir uma microempresa (ME) para faturamento maior ou uma empresa de pequeno porte (EPP) para quem já projeta faturar consideravelmente.
Não podemos deixar de lado essas questões burocráticas e contábeis, pois abrir uma uma empresa de e-commerce é necessário passar pelos processos normais de abertura de empresa.
Então é necessário que os donos do e-commerce conheça os procedimentos tributários, vamos a elas.
REGIMES TRIBUTÁRIOS
Lucro Real – Nesse regime apura-se o lucro ou prejuízo através das receitas, custos e despesas para apurar os impostos, sobretudo é indicado para determinadas empresas e segmentos, normalmente é feita uma avaliação tributária até chegar na decisão de optar por esse regime.
Lucro Presumido – É um tipo de regime tributário baseado em uma estimativa fiscal do lucro, ou seja, uma margem de lucro fixada por lei, sem necessariamente ter que corresponder ao lucro real da empresa.
Simples Nacional – É um regime tributário simplificado para quem quer abrir micro ou pequena empresa, que certamente na maioria das vezes é o mais indicado e que permite a arrecadação de todos os impostos federais, estaduais e municipais em um único guia, a DAS. A alíquota do imposto é diferenciada de acordo com o faturamento bruto, separado em faixas até o faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.
TIPOS JURÍDICOS
Agora que já sabe em qual regime tributário vai enquadrar ao abrir uma empresa de e-commerce, vamos conhecer os tipos jurídicos, que em termos mais populares consiste em uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas, que é fundamental logo no início, pois sem essa definição não há como passar para os próximos passos:
Empresário Individual – É composto por uma única pessoa, cujo o nome da empresa é seu nome civil completo ou abreviado, porém o patrimônio pessoal se confunde com o patrimônio da empresa, igualmente acontece com o MEI, portanto, é um fator determinante para a escolha desse tipo de empresa.
Ltda – A Limitada, um tipo de empresa composta por 2 ou mais pessoas que aporta um capital social que é dividido em partes iguais ou não, entre os sócios para a constituição da sociedade.
EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, leva esse nome porque é composta por apenas 1 pessoa e com o mesmo tratamento jurídico de uma empresa Limitada, o que difere é o aporte do capital social de no mínimo 100 salários mínimos atuais e há a proteção patrimonial do titular da empresa.
Sociedade Limitada Unipessoal – É a nova modalidade de empresa composta por apenas 1 pessoa e com tratamento jurídico de uma Limitada, patrimônio do sócio está protegido, ao contrário do Empresário Individual e MEI, portanto o melhor tipo de empresa atualmente para quem não quer um sócio.
Agora que já conheceu os principais tipos jurídicos existentes, entretanto chegou o momento de decidir qual vai escolher, na qual o contador ajudará tecnicamente.
Sendo assim, poderá colocar em pauta quais as vantagens e desvantagens de cada um tipo e passar para os próximos passos.
Documentos e legalização do e-commerce
A lista de documentos para abrir um CNPJ de e-commerce hoje em dia está bastante simplificada, veja abaixo:
Para os sócios
- 1 cópia do RG ou carteira de habilitação válida de cada sócio
Para a empresa
- 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa
Após a reunião dos documentos acima, vamos aos registros:
- Registro na Junta Comercial
- CNPJ
- Inscrição Municipal
- Inscrição Estadual
- E demais exigências específicas da cidade
Porém, para abrir empresa de e-commerce, não serão exigidos alguns alvarás, uma vez que não haverá atendimento ao público e também por outros motivos.
Processos para abrir uma empresa de e-commerce
Junta Comercial – O primeiro processo é na Junta Comercial de seu Estado, após reunir a documentação e passar pela viabilidade da prefeitura, portanto deverá ter tudo preenchido e pronto para abrir empresa online de e-commerce.
Assim que aprovado, você terá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) fixado no ato constitutivo da empresa.
Receita Federal – Juntamente com o processo na Junta Comercial, é realizado o preenchimento do Documento Básico de Entrada (DBE) necessário para abrir um CNPJ de ecommerce.
O processo de abertura da empresa na Junta Comercial e na Receita Federal são rápidos atualmente, sendo possível em 3 dias úteis a emissão do CNPJ, desde que um escritório de contabilidade realize todos esses procedimentos, uma vez que é especialista no assunto.
Inscrição Estadual – Esse processo já foi conhecido como o mais burocrático há anos atrás, ademais atualmente é o mais rápido se tudo estiver correto com o endereço da empresa e atividade a ser exercida, e determinados segmentos são obrigados a obter a inscrição estadual, são elas comércio, indústria, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, energia e comunicação.
Em alguns casos, como resultado parcial ao processo, o contribuinte é notificado a apresentar documentos para a emissão da inscrição estadual, citamos o contrato de locação ou contrato de compra e venda, documentos dos sócios e IPTU, podendo o Estado cobrar alguma prova de instalação no endereço, se tiver alguma residência no local da empresa.
Inscrição Municipal – Ao abrir uma empresa, independente da atividade a ser exercida, tem a obrigatoriedade de ter a inscrição municipal cadastrada na prefeitura de sua cidade.
Serve como uma espécie de permissão para funcionar na cidade e recolherá uma taxa anual.
Essa inscrição municipal não é o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, vale mencionar isso para não haver confusão de documentação.
Identidade visual
É provável que a seu e-commerce tenha um site próprio, então é muito importante pensar numa identidade visual bem estruturada e atrativa.
Identidade visual nada mais é do que o conjunto de imagens, cores, símbolos, logotipos, fontes e padrões visuais que representarão graficamente a sua empresa. Por isso, a identidade visual do seu site deve ter a cara do seu negócio.
A loja virtual tem o dever de passar credibilidade, modernidade, e que também seja fácil de navegar.
Hoje em dia existem diversas plataformas online que oferecem um layout pronto, customizável, moderno e com ótimos preços, assim permitindo que você consiga abrir um comércio online profissional e de excelente qualidade.
Mas há quem prefira a contratação de profissionais para desenvolver a loja virtual de acordo com a necessidade particular e com identidade própria, com a criatividade prevalecendo e sem poluir com informações exageradas.
Domínio
Um dos pontos bem importantes ao abrir uma empresa de e-commerce é a escolha do nome da empresa.
Uma vez definido o nome, chegou a hora de registrar eletronicamente e servirá de endereço eletrônico para navegação do site.
O ideal é um nome que o cliente consiga assimilar com facilidade quais produtos ele vai encontrar no site.
Nomes curtos e simples é mais fácil de ser lembrado e pronunciado, então pense bem, colha opiniões, pesquise seus concorrentes.
Ter um bom domínio pode garantir também um posicionamento melhor no Google e em outros sites de busca.
Quanto custa abrir uma empresa de e-commerce
Um dos primeiros custos, que na verdade não tem ligação com o resultado operacional, é o abertura da empresa.
Um contador fará isso e cobrará pelo serviço e mais as taxas de registro.
Com o CNPJ e demais documentos em mãos, poderá seguir com a aquisição do certificado digital E-CNPJ A1 e um software para emissão das NFe.
Para abrir uma empresa de e-commerce, o prazo pode ser de até 5 dias úteis para obter o CNPJ, dependendo da agilidade da prefeitura de sua cidade.
Precisa colocar na ponta do lápis alguns custos que farão toda a diferença para a apuração dos lucros operacionais da loja virtual.
As despesas administrativas, não-operacionais, manutenções, mensalidades de softwares, etc… essas são de extrema importância que esteja dentro do planejamento de despesas logo de inicio, pois faz parte do custo de montagem da loja virtual.
E as primeiras mercadorias para revenda, são também de grande impacto no custo inicial, no entanto que pode ser correspondente a um percentual bastante elevado do total de custo. Saiba comprar com conciencia.
O mais novo empreendedor, pode optar em adquirir um empréstimo para abrir empresa, assim pode ter um capital de giro interessante para o crescimento acelerado. Mas, toda cautela é pouca nesse momento de decisão, pois fará uma dívida e ela tem que constar em seu orçamento mensal.
Todavia, custos e despesas é o maior desafio de seu novo negócio, pois boa parte da receita será diluída, e aí entra o contador para poder ajudar ou até mesmo realizar o trabalho de gestão e planejamento estratégico do financeiro, uma vez que encontra manobras legais para manter sempre existente um lucro que faça sentido para a continuidade da empresa.
Contador para abrir empresa de e-commerce
Questionamento bastante comum, será que uma loja virtual precisa de um contador?
O contador será o grande responsável para abrir o CNPJ do e-commerce rapidamente e aplicando seus conhecimentos técnicos, a fim de proporcional ao empreendedor uma economia de impostos e regularização fiscal e com muita autoridade no assunto.
Em suma, mesmo com o uso da tecnologia, contabilidades online, digitalizações, podemos afirmar com toda a segurança que todas as empresas precisam de um contador ou uma empresa de contabilidade.
O contador e sua equipe cumprirá com as obrigações fiscais, assessoria tributária, trabalhista e contábil.
O empreendedor de e-commerce também pode contar com o serviço de gestão financeira que um contador também é apto a realizar.
Só o contador poderá simular a alíquota inicial do Simples Nacional como ME ou EPP. Baseado na projeção de faturamentos futuros.
Sem contar que nada substitui o contador no momento da consultoria contábil, planejamento tributário, defesas em processos administrativos, elaboração de contrato social e, no entanto, é o mais indicado na abertura, alterações e encerramento de empresas.
O contador é perito no assunto e saberá como abrir uma microempresa ou empresa de pequeno porte, de forma prática, rápida e online.
Emissão de notas fiscais
Essa é a questão mais comentada, após abrir empresa de e-commerce, de modo geral, são obrigadas a emitir notas fiscais.
Independentemente se o cliente solicitou ou não, a falta de emissão configura sonegação fiscal, pois não haverá os devidos recolhimentos de impostos e afetará diretamente a contabilidade da empresa.
No entanto, sem emissão da nota fiscal os recebimentos serão creditadas na conta corrente e impossibilita a escrituração contábil pois não há documento fiscal que deu origem à operação (venda).
Emitir nota fiscal hoje em dia é mais simples, o processo envolve primeiramente ter a inscrição estadual (que é emitido na abertura da empresa).
Em segundo vem o credenciamento correto para nota eletrônica.
E por ultimo a aquisição de software pago, com variados preços ou o sistema gratuito do governo, que é bem básico, mas pode te servir.
Isso tudo, portanto, o escritório de contabilidade vai providenciar e indicar os softwares apropriados para cada segmento.
Contabilidade para e-commerce
Um escritório de contabilidade realiza todos os procedimentos legais de abertura, alterações e encerramento de empresas.
No entanto, para todas empresas localizadas em qualquer cidade do país segue as mesma regras.
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento fiscal:
- lançamento das notas fiscais de serviço prestado e tomados de terceiros
- lançamento de notas fiscais de venda e compra de mercadorias
- apuração de impostos federais, estaduais e municipais
- elaboração e transmissão de obrigações acessórias mensais e anuais
- elaboração e transmissão de declarações do SPED Fiscal
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e tributária
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento contábil:
- escrituração no livro diário e razão (escrituram todas as movimentações que envolvem valor)
- emissão de demonstrações contábeis (DRE, balancete, balanço patrimonial e outros)
- elaboração e transmissão do SPED Contábil
- gestão financeira e patrimonial
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação fiscal e contábil
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento pessoal:
- elaboração da folha de pagamento de sócios, empregados e autônomos
- emissão de encargos sociais (FGTS, INSS, IRRF e outros)
- enquadramento sindical e acompanhamento das convenções coletivas
- admissão e desligamento de empregados
- elaboração e transmissão do esocial
- elaboração e transmissão de obrigações acessórias menais e anuais
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação trabalhista e previdenciária
Abaixo a lista das principais rotinas do departamento de legalização:
- abertura de empresa
- alteração de empresa
- encerramento de empresa
- enquadramento e desenquadramento de ME e EPP
- licenciamento
- solicitação de viabilidade de localização
- atualização constante para acompanhar as mudanças na legislação societária e comercial
Enfim, essa é uma lista breve das tarefas dos departamentos, aqui demonstramos apenas parte da rotina, impossível apresentar por completo, levando em consideração que novas obrigações são criadas a todo o momento.
A Frallonardo Contabilidade
Em síntese, acredito que este artigo ajudou nas principais dúvidas e procedimentos para abrir uma empresa de e-commerce
Dessa forma, saiba que a Frallonardo Contabilidade realiza todo o processo para abrir CNPJ de MEI, microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), seja para abrir empresa no Simples Nacional ou Lucro Presumido (não trabalhamos com Lucro Real).
Abrimos sua loja online de forma segura e eficiente sem dores de cabeça e sem que você precise sair de casa.
Com anos no mercado contábil, podemos garantir que nossa parceria será efetiva e impactará diretamente em seu crescimento profissional e empresarial
Quer saber mais como funciona tudo isso na prática? Clique no botão abaixo, ou se preferir fale em nosso chat no canto inferior direito ou ligue pra nós e fale com nossos consultores prontos a lhe atender.
Deixe um comentário