fbpx

Frallonardo

5 dicas para ter uma MEI de sucesso

Quando se opta por se tornar MEI, o objetivo é que seu negócio alcance o sucesso, e isso é possível, basta saber aplicar ideias e também realizar uma boa gestão. Uma simples ideia, se bem executada, pode render um bom lucro.

As 5 competências

Aqui, reunimos as 5 principais competências que um microempreendedor, independente do ramo de atuação, precisa seguir para alcançar o patamar desejado, incluindo vendas, organização financeira e tudo que tem a ver com o próprio negócio.

Um bom planejamento é importante para que seu negócio vá para frente, uma vez que se o principal fator fosse dinheiro para investir, cerca de 60% dos novos empreendimentos não fechariam as portas antes de completar 5 anos de vida. Primeiramente, é necessário ficar atento em tópicos como investimentos, os financiamentos e a distribuição de recursos, mas sem esquecer ou achar desnecessário estes que vem a seguir:

1- Números confiáveis

É preciso que o MEI tenha acesso as informações confiáveis, antes de qualquer coisa. Infelizmente, boa parte dos microempreendedores alocados em solo brasileiro operam sem essa competências e sem esses números, o que torna a atividade bastante arriscada. Neste momento, entra o trabalho de um bom contador, e a empresa não deve tentar reduzir custos com estes serviços.

Peça que o profissional se sua confiança realize bons relatórios gerenciais, para que este te auxiliem de fato na sua vida profissional e não se transformem apenas em formalidades burocráticas com nenhuma ou pouca utilidade.

2- Orçamento Claro

Faça o orçamento financeiro da sua empresa, independente do tamanho, esse passo é bastante importante para que você tenha em mãos um guia do caminho mais adequado a seguir. Após concluir, o MEI terá melhores condições de começar a planejar estratégias para atingir o objetivo.

Mesmo sabendo da importância, alguns empreendedores acabam negligenciando esta etapa por exigir dedicação e tempo. O conhecimento sobre as limitações do seu negócio não pode ficar de lado, começar a colocar esta ideia em prática é um princípio básico. Lembre-se que um orçamento financeiro bem feito permite saber onde estamos, onde queremos chegar, e o que podemos fazer para alcançar os objetivos com os pés no chão.

3- Evolução dos Resultados

Aqui é indicado a criação de um histórico com os números da sua empresa, as atuais e as projeções, assim, será possível comparar as estimativas feitas com o resultados finais e analisar os pontos que deram certo e aqueles que podem vir a melhorar.

4- Valorize os Números

Como já falamos, os números ajudam como um guia de tomada de decisões, mas eles não devem ser os únicos a serem considerados. Enquanto alguns empreendedores não realizam nenhum tipo de estudo sobre seu negócio, outros acabam deixando que eles ditem o caminho e acabam anulando o feeling, ou seja, apostando apenas nos números e não arriscando naquilo que acham que pode vir a dar certo.

5- Confiança é tudo

Nos casos das empresas de pequeno porte, é comum ver que familiares ou pessoas próximas são colocadas para realizar trabalhos que muitas vezes deveriam ser destinados à profissionais capacitados, é importante ter profissionais de confiança ao seu lado, mas também é importante que você tenha conhecimento sobre seu próprio negócio. Caso o empreendimento ainda esteja engatinhando, formação gerencial de 20 horas, por exemplo, já é suficiente para proporcionar o entendimento das principais demonstrações financeiras.

O MEI que consegue reunir todos esses passos em sua rotina, terá maiores chances de sucesso no futuro. Arrisque!

A Frallonardo Contabilidade

Então, conseguiu sanar as principais dúvidas para ter um MEI?

Saiba que a Frallonardo Contabilidade certamente realiza todo o processo para abrir MEI, de forma bastante ágil, segura e eficiente sem dores de cabeça e sem que você precise sair de casa.

Com anos no mercado contábil, podemos garantir que nossa parceria será efetiva e impactará diretamente em seu crescimento profissional e empresarial, uma vez que atuamos com a consultoria contábil, financeira, fiscal, trabalhista, legalização e muito mais.

Não perca a condição especial de honorários mensais para o Microempreendedor Individual.

Quer saber mais como funciona tudo isso na prática? Clique abaixo ou ligue pra nós e fale com nossos consultores prontos a lhe atender.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?